sábado, 1 de dezembro de 2007

SOBRE UM MOTE DA SENHORA INFANTA DONA MARIA DE PORTUGAL

Eu passo as horas e os dias
Contando os meos desenganos,
E entre noites de agonias,
Se me vâo mezes e annos!
E olhando as magoas da alma,
Comigo, constantemente,
Sem uns minutos de calma,
- Já não posso ser contente.

Em olhos côr de esperança,
Puz minha esperança outrora,
Sem lembrar que tudo cança,
Que ha noite depois da aurora.
E eu que nelles esperei,
Pondo nelles minha vida,
E em sua luz me tentei,
- Tenho a esperança perdida.

Outros soffrem como eu,
Mas isso não me acarinha,
Que o meo amor não é meo,
Nem a minha amada é minha!
Que me importa o mal alheio,
A desgraça que outrem sente,
Se por ser de males cheio,
- Ando perdido entre a gente?

E assim neste desespero,
Nesta amargura em que vou,
Nem já sei bem o que quero,
Nem já sei bem o que sou!
Captivo dos olhos d' Ella,
NElla presa a alma dorida
Pois que tive de perdel-a,
- Nem morro nem tenho vida!

[O Livro das Chymeras, 1922]

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails