sábado, 1 de dezembro de 2007

INVOCAÇÃO

Ó Terra de Antre Tejo e Guadiana,
onde há contrabandistas e malteses,
ó Terra que és fronteira à castelhana
e a tens metido em ordem tantas vezes!

Terra das claras vilas com cegonhas
no alto dos mirantes sobre o imenso!
(Paisagens religiosas e tristonhas
aonde o rosmaninho faz de incenso…)

(Ruinas penduradas no Distante
com atitudes calmas de ermitério…).
- Ó Terra, em cujo chão febricitante
palpita um formidável cemitério!

Terra das fortalezas truculentas,
minha adiantada-mor de Portugal,
- ó Terra que o abasteces, que o sustentas,
que és um celeiro enorme, sem igual!

Ó Terra que da espada aventureira
tiraste ao vir das pazes a charrua!
(O arado quando chega a sementeira,
como ele empeça em tanta ossada nua!)

Terra de coração em brasa viva,
queimando no furor canicular!
Terra de quem a gente se cativa,
se a água das nascentes lhe provar!

Terra de natural dormente e langue,
onde padecem lobis-homens, bruxas…
- (Voz do Longínquo, ó tentação do Sangue,
não sei em que ânsias doidas me estrebuchas!)

Ó Terra estranha que a perder nos deitas
com endemoninhada beberagem!
Ó Terra da lavoira, das colheitas,
das feiras e arraiais, - da ciganagem!

Terra de San-João de Deus, ó Terra
onde a Rainha-Santa quis morrer!
- (À flor dos horizontes paira e erra
uma saudade líquida a escorrer…)

Terra de meus Avós, dos bons Maiores,
aonde a minha Árvore descansa!
Terra regada com os seus suores,
aonde eu vejo a sua semelhança!

A sua semelhança está comigo,
em mim a cada hora se renova,
ó Terra que me foste berço amigo,
ó Terra que serás a minha cova!

Postas as mãos, em oração ardente,
ó Terra de Crisfal e Bernardim,
Peço-te a bênção comovidamente
- que a tua bênção desça sobre mim!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails