sábado, 1 de dezembro de 2007

ALMA RELIGIOSA

[Na parede de uma ermida rústica]

Há uma paz infinita
Na solidão das herdades …
Ó alma das coisas mortas!
Eu sinto que me confortas
Nos campos, quando me invades,

Porque todo me penetras
De ignoradas sugestões,
De mistérios ignorados,
Que evocam os meus cuidados
À flor das minhas canções.

À tona das minhas queixas,
Levada de mundo em fora,
A minha amargura espanta,
Pelas tristezas que canta
E as alegrias que chora.

Surgem misérias e dores
De entre a charneca maninha,
E escuto as mágoas doridas
Que irrompem de tantas vidas,
Muito mais tristes que a minha.

São infelizes que choram
Sem terem consolação;
Criaturas desgraçadas,
Que vivem com sete espadas
Cravadas no coração;

Almas sem fé, almas cegas,
Aos tropeções pelo mundo,
Barcos sem remos nem velas,
Que açoitados das procelas
Naufragam no mar profundo.

Que é certo haver neste vale
De lágrimas muita gente
Que vai andando, sem tino,
À mercê do seu destino,
Da sua sorte inclemente,

E deixa-se ir no abandono
De forças que não reagem,
Como no inferno de Dante,
Por entre o horror palpitante
Duma trágica paisagem.

Vendo as reses tresmalhadas
Nossa Senhora da Guia
Por entre as reses caminha
Procurando, coitadinha,
Toda a noite e todo o dia

Guardá-las no santo aprisco,
Das durezas e amarguras
Do mundo vil, e as protervas
Fogem-lhe em busca das ervas
Salgadas, das pedras duras...

Também no mundo padeço;
Mas terei a recompensa
Num outro mundo melhor,
Se nunca deixar de pôr
Em Deus os olhos da crença.

E à hora da minha morte
Hei-de ver, de par em par,
Num resplendor que idealizo,
As portas do paraíso
Abertas para eu entrar.

Entretanto, irei na terra
Bebendo as santas verdades
O simples mel das colmeias,
Na doce paz das aldeias,
Na solidão das herdades...

[Obras do Conde de Monsaraz]

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails