domingo, 5 de agosto de 2007

Carta escrita de África em resposta à de um amigo


Mandastes-me pedir novas
e pois hei-de obedecer,
quero que seja em trovas
por vos dar em que entender;
e que esta arte de trovar
se vá desacostumando
a quem anda como eu ando,
tudo se há-de perdoar.


Leixando todo o embaraço
desde o dia que cá vim,
vos darei conta de mim
e da vida que cá faço.
E julga o que cá sento
do que lá sentiria,
se algum' hora ou algum dia
tive este tal pensamento.


Acho-me mui enganado
dum engano que trazia;
não cuidei que num cuidado
tantos cuidados havia.
Cuidei que vida mudada
mudasse também ventura;
mas a má sempre é segura
e da boa não sei nada.


E pois que já comecei,
dar-vos-ei conta comprida
de como passo a vida
nesta vida que tomei.
Vou-me ao longo da praia
sem outros ricos petrechos:
una adarga ate pechos
y en la mano una azagaia.


Faço no meu pensamento
mais torres que as de Almeirim.
Mas, enfim, leva-as o vento,
porque são ventos em fim.
Vou-me trás isto em que ando
quando a tormenta mais arde,
suspirando a menudo,
hablando de tarde en tarde.


Fujo da conversação,
anoja-me companhia;
e trago os olhos no chão
e mui alta a fantesia.
Des que vou alongando
que me não podem ouvir,
las bozes que iva dando
al cielo quieren subir.


Vejo desfeitas em vão
todolos meus contentamentos;
porém as meus pensamentos
não cansam nem cansarão.
Se alma mais que a vida,
mais que a vida há-de durar,
maldita seas, ventura,
que assi me hazes andar.


Cuido no que é já passado
e no que está por passar;
porém nunca o meu cuidado
se muda de um só lugar .
Quando em mim tomo, cuidando
que de mi mesmo me velo,
los ojos puestos nel cielo,
jurando iva hechando.


Vejo o mar embravecer,
vejo que depois melhora;
mil cousas vejo cada hora,
uma só não posso ver...
Assim vou passando o dia
nesta saudade tamanha,
mirando la mar d'España
como menguava e crecia.


Quem disser que a saudade
é vida para gabar,
se o disser de verdade,
di-lo-á p'ra me enojar.
Vida que a alma entristece,
em que toda a dor consiste,
el dia que hade ser triste
para mim solo amañece.


Crede-me quanto mais falo,
pois vos falo como amigo;
e crede que o que calo
é muito mais que o que digo.
Ando com alma cansada,
suspirando cada hora.
Por el tu amor sen ti ora
passé yo la mar salada.


Andando só, como digo,
apartado da manada,
fazendo contas comigo
que enfim não fundem nada,
querendo buscar atalho
para vir ao que desejo,
vi venir pendon bremejo
con tresientos de caballo.


Vinham d'esporas douradas
e vestidos de alegria,
com adargas e braçadas
la flor de la Berberia;
com gritos e altas vozes
vinham a rédeas tendidas,
ricas aljubas vestidas,
en cima sus albernozes.


Gente de muitas maneiras
e diversas nações
corriam a estas tranqueiras,
como a ganhar perdões.
Mas por que vos não engane
cousas que outros vos escrevem,
los bordones que ellos llevan
lanças vos pareceranne.


Tudo anda de levanto;
era o campo todo cheio.
Em tudo punham espanto,
de nada tinham receio.
Com grandes vozes e festas
vinham bradando de lá:
«Cavalleros de Alcalá,
no os allabareis daquesta».


Comigo mesmo falando,
como s'a outrem falasse
dizia: Quem me lembrasse
do em que andava cuidando!
E, porque tamanho dote
não se alcança por cuidar,
a las armas, Mouriscote,
s'in ellas quereis entrar.


Contar feitos esquecidos
é muito contra minh'arte:
houve mortos e feridos,
houve mal de parte a parte;
houve homem que dizia
na força do mor receio:
Donde estás que no te veo,
que es de ti, esperança mia?


Pois falo em tão fraca guerra,
sinal é de vosso amigo,
visto como estais em terra,
que há outras de mor perigo.
E pois por vós mais fizera
quem faz isto que aqui vedes,
y que nuevas me traedes
del mi amor que allá era?


Quisera-vos dizer mais,
e pois vos não digo tudo,
farei conta que sou mudo
e entendei-me por sinais.
que, se fosse tão ousado
que inda mais que isto dissesse,
a que muerte condenado
pude ser que grave fuesse!


Cartas


Powered by Zoundry

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails