segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Imagens de Guerra [in Grito duma Luta Inglória]

De José Silva:
«Por ter estado em Lumbala e Caripande e conhecer o estado de todas as pontes, que nos ligavam a Teixeira de Sousa, escrevi em tempos: Imagens de Guerra»

Ainda retenho a imagem,
Depois de sair do porto;
Após uns dias de viagem,
No porão, Soldado morto!?
-
Ainda retenha a imagem,
De algo que me ilumina;
De ver dobrada ramagem,
Bem por cima duma mina!
-
Ainda retenho a imagem,
Desses amigos da picada;
Cuja franca camaradagem,
Fizeram a missão facilitada!
-
Ainda retenho a imagem,
De na chegada ao Grafanil;
Dum desfilar de coragem,
Na marcha que foi desfile!
-
Ainda retenho a imagem,
Ao comandar Companhia;
Dos Soldados de coragem,
E com a enorme valentia!
-
Ainda retenho a imagem,
E é com ela que eu vivo;
De muito fogo, barragem,
Lutando em tiro institivo!
-
Ainda retenho a imagem,
Dum Soldado dos Açores;
Quaresma era um pagem,
Furriel com seus amores!
-
Ainda retenho a imagem,
De ter refeição no barco;
E de a ver numa voragem:
A um crocodilo no charco!
-
Ainda retenho a imagem,
De ter perto a mim, horror;
De uma enorme barragem,
De mato a arder num calor!
-
Ainda retenho a imagem,
De um lugar tão atolador;
E do condutor, a coragem,
Com seu guincho salvador!
-
Ainda retenho a imagem,
Dos helicópteros a voar;
E duma doida aterragem,
Deles para o chão saltar!
-
Ainda retenho a imagem,
E essa ninguém ma tira;
Ao tentar sã camaradem,
Duma espingarda ser mira!
-
Ainda retenho a imagem,
De ter Santos a meu lado;
Desse pobre com coragem,
Ter seus miolos estoirado!
-
Todos nós temos memórias,
Eu ainda as posso contar;
Mas são tantas as histórias,
De quem morreu por lutar!
-
Esta última quadra é tampa,
E com ela eu desejo selar;
Meus segredos numa campa,
Para nunca mais os contar!

José Silva - In Grito duma Luta Inglória

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails