sábado, 8 de agosto de 2009

Viagem ao Sul

via O Lupango da Jinha em 04/08/09

Esta beleza agonizante do Cuanhama

espraiando-se até à linha do horizonte

como um tapete estafado

que se desfaz sob os nossos pés

fala-me de guerras passadas e de reinos

já dos homens olvidados…

Morrem como a terra as tradições

numa infinita tristeza

numa apática indiferença

que magoa como uma lembrança triste.

Secam as cacimbas, as talas, o capim

só não secam as lágrimas.

Só não morre em mim esta pungente

faculdade de sofrer junto com a terra.

É por isso que eu gosto de cá vir

e é por isso que me custa vir aqui

e ver alvejar a carcassa daquele boi

que morreu o ano passado!

E os paus caídos nos eumbos poeirentos

e os gongueiros sem folhas nem frutos

secos, secos como os braços dos mutiátis…

É por isso que me custa vir aqui!

Sofro e compreendo

O Cuanhama que busca em vão a esperança

que o sol inclemente lhe arrancou

da terra que lentamente se recusa

aos nossos passos.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails