sexta-feira, 24 de junho de 2011

Onde está DEUS?


Passavam carregados os camiões
Levavam carga pesada
Emparedada em grades.
Rangeres de carroçaria denunciavam
Na noite escura
Que a carga se movimentava.

Que carga era? perguntava.

Aproximei-me,

Eram animais brancos,
Bois ou porcos,
Não sei.
Na carroçaria de dois andares
Apertados, lado a lado,
De traseiras para fora,
Escondiam-se os olhos da estrada.

No andar superior,
Uns olhos
Acompanhavam-me tristes,
Talvez a suplicar
Um carinho, um milagre,
Ou então…
Já sabidos do destino
Perguntavam-me,
Onde está DEUS?

E eu, negro,
Relembrei com amargura
O meu viver de séculos.
Era assim no barco negreiro.

Eles não comem o pó da estrada
e eu não conheci o sabor do sal do mar.

Nessa altura
Com olhos mudos e tristes
Eu perguntava
A padres
e a meninas de bem,
Onde está DEUS?

Tal como estes
que agora são transportados
também fomos levados
sem alma
medidos pela carcaça
por partes ou por inteiro.

Rui Moio entre as 24h00 e a 1h00 da madrugada de 22Agosto de 2007

2 comentários:

carlosacebolo disse...

A mesma pergunta também eu faço muitas vezes. Onde está Deus?Quando outrora se viu navios carregados de escravos para servir de mão de obra em países longínquos, enriquecendo os barões do dinheiro; Quando constantemente se vê carradas de animais levados sem dó nem piedade para o matadouro, pensando-se apenas em fins lucrativos; Quando se vê crianças a morrerem à fome por nada terem para comer, como acontece mesmo aqui ao nosso lado, no chamado corno de África, a pergunta é inevitável. Onde está Deus.Este poema simples está lindíssimo e vem mostrar precisamente que Deus como pai, se na realidade existe, falhou e tem falhado em muitos sentidos. O livre arbítrio por si só não justifica tanta miséria; tanto sofrimento; tanto inocente morto; tanta exploração do homem pelo homem. A pergunta continua no ar Onde está Deus?

31193200 disse...

O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na natureza do criador. O Universo é infinito, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas como o Universo seria o próprio criador? Sabemos que tudo no Universo é regido por uma linguagem matemática. Hoje, os cientistas já sabem queo universo todo é permeado por uma energia. Eles a chamam de Energia Escura, porque não a vêem. Ora, uma Energia infinita e regida por uma linguagem matemática é uma Energia Inteligente. Logo, o próprio Universo é um campo infinito de energia inteligente, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Esta teoria se encaixa na filosofia taoista que diz: Tao (o Universo Imanifesto, Deus) gera Ki (uma energia secundária já pertencente ao universo relativo), pois se divide em Yang e Yin e gera tudo que existe. Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela EDITORA BIBLIOTECA 24X7 e que pode ser adquirido diretamente no SITE DA EDITORA ou na LIVRARIA CULTURA. Ele discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).
Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Como psicanalista posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Recebi um E-mail que trazia uma lenda cherokee da iniciação de um jovem ao estado adulto. Nela ele ficava de olhos vendados a noite toda a mercê de toda sorte de perigos, mas ao acordar e tirar a venda dos olhos viu que seu pai estava ao lado dele o tempo todo. Comparava a mensagem a Deus nos protegendo. Respondi então: Se Deus está ao nosso lado, por que então ele não protege seus "filhos" como o pai do índio e evita tanta desgraça, tanto assassinato no meio do mundo. Esta é a razão pela qual nossos antepassados tomaram os extraterrestres que assomaram em nosso céus como deus e sua comitiva de anjos que vieram trazer justiça à Terra, fazendo prosperar os bons e aniquilando os maus, imagem esta bem retratada nos textos bíblicos e que perdura até hoje, mas o Infinito não pode se reduzir ao finito (aspecto humano). Assemelho esta condição a de um personagem de nossa história (não sei se verdadeira) chamado Diogo Álvares que preso pelos índios inflamou um pouco de aguardente e apontou para o rio. Os índios que nunca viram aguardente pensaram que era água e tiveram a mesma reação dos nossos antepassados: postaram-se rosto em terra e os adoraram. O final foi o casamento de nosso heroi com a filha do cacique.


Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

Related Posts with Thumbnails